O conhecimento produzidos por pesquisas em grupos internacionais, frequentemente em inglês, demora para chegar aos profissionais de saúde de países de língua portuguesa. Já o conhecimento produzido em português, muitas vezes, não é disseminado em outras línguas. Precisamos unir esforços para mitigar essas lacunas.  

O estabelecimento dos grupos de trabalho do The Global Health Network tem como objetivo discutir e encontrar consensos nas lacunas emergentes de pesquisa em COVID-19, com foco em cenários com recursos escassos. Este grupo de trabalho foi formado para encontrar maneiras de fortalecer a pesquisa e a resposta à COVID-19 realizadas em países de língua portuguesa. 

Pesquisadores de Cabo Verde, Brasil e Moçambique* que trabalham ou desejam trabalhar em sistemas de saúde se reuniram neste grupo para discutir ideias, formar colaborações, acessar financiamento, bem como compartilhar resultados e recursos que outros podem usar. Há tanta experiência que pode ser aplicada aqui - vamos usá-la para ajudar nessa necessidade imediata de apoiar pesquisas em todos os lugares, agora!

* se você for um pesquisador de um país de língua portuguesa que não esteja representado, por favor, entre em contato e se junte ao grupo!

O que temos feito

No dia 07 de agosto, a equipe The Global Healh Netwok organizou o primeiro encontro virtual do Grupo de Trabalho dos Países Lusófonos. Esse encontro foi organizado em resposta ao interesse de formação de um grupo de trabalho levantado no webinar em português que realizamos em março. Você pode encontrar um relatório completo do que foi discutido nesse primeiro encontro aqui. 

Nessa primeira reunião, ficou definido por consenso que o grupo terá três frentes de trabalho. São elas:

  • Produção de um artigo de posição, abordando as iniciativas de países lusófonos realizadas durante a pandemia de COVID-19
  • Tradução para o português de documentos-chave sobre a pandemia de COVID-19
  • Formação de colaborações entre grupos de pesquisa localizados em países lusófonos ou que tenham como foco os efeitos da pandemia em países lusófonos

Dessa forma, criamos um tópico para cada uma das três frentes no nosso fórum de discussão (acesse clicando abaixo e faça a solicitação de entrada). Pedimos que cada membro manifeste seu interesse nas diferentes frentes por meio de uma mensagem no fórum até o dia 26 de agosto. Fiquem a vontade para participar de apenas uma das frente, de duas ou de todas! Será importante também definirmos líderes para essas frentes, então, quando manifestarem interesse em participar da frente de trabalho, indiquem também se possuem interesse em ser um líder.

Fórum de discussão

Um fórum de discussão está disponível aqui para membros deste Grupo de Trabalho. Caso ainda não seja membro, entre em contato conosco. Participe da discussão e envolva-se!

 

Documentos em desenvolvimento

Utilize a ferramenta abaixo para encontrar os documentos em produção pelos outros grupos e participe das discussões em andamento.

 

Faça parte deste Grupo de Trabalho

Se você tiver interesse em fazer parte desse grupo, cadastre-se aqui e entraremos em contato!

Ficaremos muito felizes com o seu contato e esperamos que possamos trabalhar juntos para apoiar uma resposta de pesquisa global forte e justa durante esta pandemia.